

Cerca de 1.500 beneficiários do TRT5-Saúde que possuem dependentes a partir de 40 anos estão sendo contatados por telefone por uma equipe da Coordenadoria de Saúde para a triagem inicial do Projeto Saúde Sempre. Inserido no Programa de Qualidade de Vida do TRT5 e gerenciado em conjunto pela Coordenadoria de Saúde e pela Coordenadoria de Assistência Suplementar à Saúde (CASS), o projeto começou a funcionar em janeiro e visa a melhorar as condições de saúde de quem tem doenças crônicas, reduzindo o risco de comprometimentos futuros e tratamentos caros.
De acordo com o servidor José Sestelo, que integra a equipe do projeto, o objetivo é fazer o acompanhamento de dependentes com doenças crônicas como hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes melitus (DM), dislipidemias (colesterol alterado) e doenças cardiovasculares, contribuindo para a melhoria das condições gerais de saúde dos participantes e diminuindo a possibilidade de internações hospitalares evitáveis. “Como não temos acesso direto aos dependentes, estamos ligando para os titulares para avaliar a elegibilidade dos dependentes para o projeto, por isso é importante que todos atendam”, explicou.
A QUEM SE DESTINA – A princípio, o Saúde Sempre é destinado aos dependentes dos titulares do plano, que são a maioria dos beneficiários do TRT5-Saúde. Para os servidores e magistrados ativos com condições crônicas existe um projeto específico de acompanhamento gerenciado pela Coordenadoria de Saúde e vinculado ao Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Para compor a equipe operacional do Saúde Sempre foram mobilizados diversos profissionais lotados na Coordenadoria de Saúde como médicos, dentistas, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos (conheça abaixo a equipe operacional). São estes profissionais que fazem os contatos telefônicos e acompanham os participantes do programa.
COMO FUNCIONA – A primeira tarefa da equipe operacional do Saúde Sempre é entrar em contato por telefone com todos os beneficiários cadastrados que possuem dependentes com idade igual ou superior a 40 anos para uma avaliação preliminar sobre a elegibilidade dessas pessoas para o projeto. Em seguida, os dependentes considerados elegíveis são convidados a participar efetivamente do projeto e, caso aceitem, passam a ser acompanhados por uma equipe multiprofissional. Esta equipe deverá monitorar os parâmetros de risco definidos previamente e apoiar cada participante para que possa aderir aos tratamentos e prescrições feitas pelos médicos assistentes.
A participação é voluntária, não tem custo adicional e pode ser encerrada a qualquer tempo, mas é altamente recomendável, porque deve resultar em ganho de qualidade de vida e saúde para os participantes e melhor gerenciamento dos recursos assistenciais disponíveis no TRT5-Saúde. Esta estratégia está sendo formulada e operacionalizada com recursos próprios do TRT5 como uma iniciativa piloto que poderá ser oportunamente expandida e aperfeiçoada a critério da Administração e do Conselho Consultivo do TRT5 Saúde. Os objetivos gerais são a melhoria da qualidade de vida e o melhor gerenciamento do funcionamento do TRT5-Saúde.
Secom TRT5-BA (Lázaro Britto com informações do Saúde Sempre) – 11/2/2021